O Sistema de Identificação Automática (AIS) é um sistema de rastreamento automático utilizado em navios e por serviços de tráfego de embarcações (VTS) para a sua identificação e localização. É utilizado principalmente para detectar colisões, mas também para conhecimento do domínio marítimo em aplicações de defesa nacional e segurança, operações de busca e resgate e monitoramento ambiental.
O AIS satelital, no qual satélites são utilizados para detectar sinais de AIS, oferece um meio de rastrear a localização de embarcações em qualquer lugar do mundo, sobretudo em mar aberto. Também proporciona uma cobertura privilegiada, em comparação com os sistemas de AIS com base terrestre.
Neste documento, examinaremos os fatos que são essenciais na hora de decidir qual sistema de AIS satelital utilizar. Esta edição também traz uma análise mais aprofundada sobre as possíveis dúvidas quanto à eficácia do Processamento Anticolisão de Espectros (SDP) a bordo de satélites; as vantagens associadas à passagem de diversos satélites sobre uma mesma área para coletar dados de AIS; e, por fim, a importância de uma extensa infraestrutura terrestre para reduzir a latência no recebimento de dados de AIS.
O presente relatório técnico destina-se a todos que tenham a incumbência de aprimorar a confiabilidade do rastreamento de embarcações e a segurança marítima: